Un Pexeroglifo - é uma unidade inteligente de algo inerente a nós mesmos....
Arqueólogos descobrem primeiros hieróglifos maias |
Escrito por Joana Leal | |
08-JAN-2006 | |
www.cienciaportugal.net/noticias/imagens/not8487.jpg | |
Investigadores dizem ter descoberto os primeiros hieróglifos deixados pelos maias no norte da Guatemala. Os arqueólogos guatemaltecos e americanos descobriram dez símbolos negros pintados sobre pedras brancas no complexo de pirâmides de San Bartolo após oito meses de escavações, concluídos no ano passado. Investigadores dizem ter descoberto os primeiros hieróglifos deixados pelos maias no norte da Guatemala. Os arqueólogos guatemaltecos e americanos descobriram dez símbolos negros pintados sobre pedras brancas no complexo de pirâmides de San Bartolo após oito meses de escavações, concluídos no ano passado. De acordo com a revista ‘Science’, estima-se que as inscrições tenham 2,3 mil anos de idade, o que significa que elas datariam do segundo ou terceiro século antes de Cristo. A descoberta sugere que os maias desenvolveram um avançado sistema de escrita séculos antes do que se pensava ser o primeiro sistema de escrita maia – de 100 a.C. Ainda segundo descreve aquela publicação científica, os especialistas ainda não conseguiram interpretar a maioria das inscrições, embora uma delas pareça ser uma versão inicial do símbolo maia para governante. A descoberta indica ainda que os primeiros maias eram mais próximos do que se pensava de outras civilizações que habitavam a região naquela época. Imagem: phoenix.sce.fct.unl.pt/. ../HMHTM/HMTPC4.HTM |
Pictograma: um desenho representa algo.omeça em 1920
Um pictograma ou pictógrafo[1](do latim pictu - pintado + grego γράμμα - caracter, letra) é um símbolo que representa um objeto ou conceitopor meio de desenhos figurativos. Pictografia é a forma de escrita pela qual idéias são transmitidas através de desenhos. Suas origens na antiguidade são a escrita cuneiforme e dos hieróglifos, mas sua principal origem na modernidade foi o sistema de representação pictórica internacional desenvolvido em Viena pelo movimento ISOTYPE.
Atualmente, o uso do pictograma tem sido muito frequente na sinalização de locais públicos, na infografia, e em várias representações esquemáticas de diversas peças de design gráfico. Embora os pictogramas pareçam ser absolutamente auto-explicativos e universais, em realidade, eles possuem limitaçãoes culturais. Em se tratando de pictogramas de banheiro, onde o sexo é diferenciado por uma representação de uma figura feminina usando uma saia, ocorre problemas de identificação por usários não-ocidentais. Estudos mostraram que homens de culturas em que o uso de saias masculinas é comum, como alguns povos árabes, têm dificuldade em compreender a diferenciação entre sexos em pictogramas ocidentais.
[editar]Origem do pictograma moderno
O primeiro sistema de representação pictórica internacional foi desenvolvida pelo movimento ISOTYPE, que teve início nos anos de 1920, encabeçado por Otto Neurath, em Viena. Os desenhos dos pictogramas modernos são uma evolução das gravuras de Gerd Arntz que participou do ISOTYPE trabalhando para Otto Neurath.
O tipógrafo franco-suiço Adrian Frutiger criou uma série de estudos sobre pictografia moderna, e desenhou toda a sinalização do aeroporto Charles de Gaulle.
Em 1964, Masaru Katsumi criou os pictogramas dos olimpíadas de Tóquio, um dos primeiros sistemas de pictogramas influenciados pelo ISOTYPE aplicados à sinalização.
Em 1972, o designer alemão Otl Aicher criou os pictogramas dos olimpíadas da Alemanha de 1972, que também tiveram um impacto na forma estética da sinalização pública.
Em 1976, o American Institute of Graphic Arts criou, para o departamento de transporte norte-americano, um sistema de sinalização pictográfico que se tornou o padrão internacional no uso de pictogramas.
Um exemplo de forma como o pictograma tem se modificado são os Poptogramas (2005) do designer brasileiro Daniel Motta que uniu, com humor, a linguagem do pop art com a dos pictogramas, provavelmente influenciado pelo trabalho de Keith Haring. A pictografia também é uma técnica usada por espíritas, que em experiências mediúnicas pintam através do espírito de pintores famosos como Rubens, Van Gogh, Dali, Monet, entre diversos outros, como bem faz o tabelião residente na cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte, Elson Barbosa Monte, que já pintou vários quadros através destes famosos pintores. Ele é integrante da Família Espírita Seaeiros do Amanhã.
Poptogramas
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Os poptogramas são pictogramas relacionados à cultura pop. Criado pelo designer brasileiro Daniel Motta, este autor lançou o livro Poptogramas ao final de 2005 que difundiu as ilustrações no país.
[editar]Características
Uma das suas principais características é serem simples e com formas cheias em vez de apenas contornos. Devem ser legíveis, mesmo a reduzidas dimensões mas também legíveis a longas distâncias e em ambientes com condições degradadas. A literatura sugere que pictogramas concretos (por exemplo: ilustrativos) são mais facilmente compreendidos do que os abstratos ou arbitrários que, quase sempre, necessitam de aprendizagem.
[editar]Livros
O primeiro livro foi lançado no final de 2005. Poptogramas, de autoria de Daniel Motta, retratava ícones da música internacional, mais precisamente do cenário Pop, rock e Hip-hop. Nos livros, o leitor encontra o desenho em uma página e pode realizar um jogo. Há a sugestão de tentar se adivinhar qual é o artista retratado. A identificação do artista encontra-se na página seguinte, ao se virar a folha.
Em dezembro de 2008, Daniel Motta lançou o segundo volume, dessa vez batizado de Poptogramas Brasilis, que assim como o primeiro, traz releituras de artistas em forma de pictogramas, com o diferencial de tratar apenas de artistas brasileiros desta vez.
Nenhum comentário:
Postar um comentário