quarta-feira, 22 de julho de 2009

Smart Mobs

Com a inserção das tecnologias sem fio, como o celular e as formas de conexão Wi-Fi, na arquitetura dos grandes centros urbanos abre-se espaço para novas práticas de mobilização social. A era da conexão generalizada relaciona tecnologia digital, mobilidade e comunicação para possibilitar novas práticas contemporâneas de agregação social, que reúnem em um local muitas pessoas, às vezes multidões, para realizarem um ato em conjunto e rapidamente se dispersarem.
Howard Rheingold em seu livro Smart Mobs, The Next Social Revolution (2002) define esse fenômeno como smart mobs. Segundo ele, “as smart mobs são mobilizações constituídas por pessoas que são capazes de agirem juntas mesmo sem se conhecer. As pessoas que participam dos smart mobs cooperam de maneira inédita porque dispõem de aparatos com capacidade tanto de comunicação como de computação.” Etimologicamente smart mob é uma multidão inteligente e em mobilidade pois smart significa inteligente, esperto e mob multidão, móvel, massa.

O conceito de smart mobs é muito amplo e engloba diferentes formas de utilização das tecnologias digitais móveis para várias finalidades. Desde um grupo de adolescentes ou jovens adultos que trocam mensagens de texto via celular para marcar encontros ou arrumar namoros – um exemplo no Brasil é a Comunidade Blah!, um serviço oferecido pela operadora de telefonia celular TIM, até indivíduos que se reúnem com o intuito de compartilhar o poder de processamento de computadores, que não estão sendo usados, para pesquisar inteligência extraterrestre.

Os dois tipos de smart mob mais conhecidas são as smart mobs políticas e as flash mobs (multidões relâmpagos), que são manifestações de caráter lúdico e hedonista, lembrando em alguns aspectos os happenings e perfomances. As flash mobs tiveram seu apogeu mundial em 2003, com algumas manifestações em diversas cidades brasileiras como Curitiba, São Paulo, Porto Alegre e duas em Salvador. Uma promovida pelo Hemoba ( com o objetivo de aumentar o estoque de bolsas de sangue, incentivando à doação de sangue. E a outra organizada pelo professor Dr. André Lemos da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia.

texto daqui

http://www.smartmobs.com/

Nenhum comentário: